sábado, 1 de maio de 2010

Números


Nunca gostei muito de números. Eles sempre colocam uma regra que nos torna ainda mais automáticos do que a nossa própria rotina. Como se os números fossem muita coisa. São apenas números, e eu sempre preciso repetir essa frase. Eles fazem com que as estrelas sejam apenas "um monte" de pontos luminosos, bem distantes de nós. Fazem com que a lua, seja apenas uma "bola", em um céu de duas cores(ambas secundárias). São os números que nos fazem ter dias de robôs, onde o que nos importa é apenas chegar na hora certa, ir pelo mesmo caminho e entrar no nosso casulo mal tecido. Nos fazem esquecer de ver, que números são apenas regras sem significados.
Mas, tenho tentado tecer uma relação amigável com os números. Tenho tentado inventar novos significados pra eles, mesmo que sejam os meus significados.
Hoje eles me fizeram pensar muito. Pensar no quanto, a todo momento, os números do mundo mudam. Pensar no quanto somos, individualmente, o mundo. Sim! Tenho a opção de acreditar que sou um nada, no meio de 6.839.649.736 de pessoas no mundo inteiro e a opção de pensar que eu sou o mundo. E honestamente, hoje prefiro pensar que eu sou o mundo inteiro, e isso é muita coisa.
Os números hoje, me dizem que 141.594 pessoas morreram. Por inúmeros motivos que, tantas vezes poderiam ser evitados, se fossemos mais sentimentos e menos números. Dessas 141 mil mortes, 24.186 foram pessoas que morreram de fome. Enquanto isso,488.135 tvs eram vendidas, 241.961.595.078 emails eram enviados e 13.598.487.382 cigarros eram fumados. E lá vinham mais uma multidão de pessoas para esse nosso mundo de números. Propriamente dizendo, lá vinham 324.164 pessoas, nascendo para compartilhar tristezas e alegrias, com o mundo.
E então me veio números grandes. Não por serem númericamente grandes. Mas, por serem significativamente grandes. 13.862.896 mães do mundo inteiro, cometeram o aborto. Já outras 189.903 mães, morreram enquanto sentiam a dor da felicidade e do amor incondicional (creio eu).
Foram 2.017.754 mortes causadas pelo fumo este ano. 542.184 mortes causadas pelo álcool e 4.064.847 mortes causadas por doenças transmissíveis.
41.778 espécies foram extintas e 1.350.503.398 pessoas não tem acesso a água potável, no mundo inteiro.
Outras 322.843 suicidaram esse ano. Por motivos que só elas saberiam explicar.
Os números são isso. Tentam nos dizer que somos insignificantes para o mundo inteiro. E que somos um tijolo bobo, no meio de um castelo imenso.
Prefiro pensar que não. Prefiro pensar que eu sou o meu mundo. Mesmo que ele seja pequeno. Mesmo que ele grite. Mesmo que ele não seja tão aceito por todos os números. Mesmo que ele seja apenas ele. Prefiro pensar que ele é único, e que não faz parte de uma contagem boba, onde todos são o mesmo que nada. Porque é com essa nossa individualidade ,que descobrimos as MAIORES flores, os MAIORES sentimentos, os GRANDES amigos, os MELHORES corações, as MAIORES demonstrações de sentimentos, os MELHORES abraçoes e os MELHORES beijos. São esses números que guardamos dentro de nós, que podemos considerar importantes.
Aliás, quantos abraços você quis dar hoje?


Ps: Os dados foram de um site que o professor de biologia passou, e que eu adorei. Ele nos dá informações sobre o mundo inteiro e em tempo real. O endereço é : www.worldmeters.info u_u

Ps²: As palavras das pessoas, não deveriam pesar tanto. Não. Algumas pessoas deveriam perder a língua. Ou então, mudar o coração azedo. Infelizmente, o meu coração ainda é doce, e o ácido me incomoda.

Ps³: Ronaldo, respondi seu comentário no comentário abaixo do seu. rs

2 comentários:

d a n i l o disse...

wow, layout novo :D

Gaby Avelar disse...

Amei!!! E, compartilhando números com você, aí vai o link de uma postagem que fiz há algum tempo...
Beijo!!!
http://gabrielleavelar.blogspot.com/2009/06/matematica.html