sexta-feira, 25 de junho de 2010

Seria uma pobre, uma coitada.


E se ela estivesse em outro lugar, com outros personagens e em outra história, ela perderia todo o brilho no olhar e todas as possibilidades de sorriso. Sim! Os detalhes passariam a ser, no caso, os donos da história. E qualquer estrela fora do lugar, faria toda e total diferença em um céu, que daqui a pouco daria espaço a um Sol que nem sabe porque tem de sorrir o dia inteiro. E mesmo assim, sorri. Sorri porque se não sorrisse, a história não seria essa. E se houvesse um substituto para o Sol -como tentam fazer por aí em outras histórias,subtituindo os detalhes,acreditando que tudo nesse mundo é substituível- este não seria mais o Sol. Seria tudo, menos ele. O brilho não seria o mesmo, seus benefícios não seriam os mesmos e seus malefícios também. É tão dificil assim, vocês perceberem que nada de valiozo nesse mundo, é duplicado?! Eu me assustei pensando nisso. Porque eu tentei correr contra o meu sono e contra tudo o que gostaria de fazer, pra encontrar uma solução URGENTE para não perder o que pra mim, tem valores inomináveis. Mas depois, pensei no quanto tenho o privilégio de ter tais coisas, comigo. E então, me veio um dos sentimentos preferidos: O alívio.
É ilusão pensar que podemos substituir uma pessoa por outra, sem haver diferenças. É ilusão pensar que o substituto, é realmente equivalente ao que foi substituído. Porquê não é! E apesar de muitas vezes, algo fazer com que eu me sinta muito pouco no meio dessa imensidão do desconhecido...Algo me chama para cima e me diz:
"Menina! Você é insubstituível. Não existe nenhum outro ser como você nesse universo inteiro. Podem tentar substituí-la por qualquer semelhante, por qualquer coisa que julguem melhor...Mas você, IGUAL a você, nunca vai existir!". E aí sim. Aí sim eu começo a perceber a importância de uma única estrela, de uma única flor, de um único grão de areia ou de açucar. Aí sim, eu vejo que eu -alguém insubstituível e comum como qualquer outra- tenho o privilégio de viver uma vida também insubstituível, ao lado de pessoas insubstituíveis que me proporcionam momentos insubstituíveis.
Eu vou guardar. Eu vou guardar cada um desses, na caixinha mais bonita. Um lado azul e outro escuro. Desenharei uma Lua e um Sol. Colocarei essas estrelinhas dentro pra que elas se sintam em casa e nunca queiram se apagar. Darei nome a todas elas e quando preciso for, abraçarei todas com o coração. E a caixinha...A caixinha estará segura, em um lugar tão secreto, que não poderei aqui dizer. Não posso correr riscos. Não posso correr o risco de me roubarem aqueles que me roubaram o coração.
Agradeço aos seres insubstituíveis que moram dentro de mim. Me tornam sempre, um pouco mais insubstituível também.
E se ela estivesse em outro lugar, com outros personagens e em outra história, a história não seria mais dela... Ela que seria da história. E então...O que seria dela?


Ps: A foto é só pra mostrar que o dia de hoje é insubstituível e lindo. E que minha alma nem é tão verdadeiramente feliz, com qualquer coisa. E hoje, ela se manteve sorrindo...sem máscaras bobas e mal usadas. hoho. Tchau