domingo, 2 de maio de 2010

As palavras são pesadas


As palavras são pesadas, repito. Da mesma forma que elas podem alegrar um dia, elas podem amargar uma vida inteira. Elas podem ser veneno e chocolate quente aos nossos ouvidos e aos nossos olhos.
Sei que se pudessemos escolher, sempre escolheriamos o chocolate quente. Não apenas pelo óbvio motivo de não ser o chocolate quente, aquele que nos mataria aos poucos, com doses pequenas e intensas, sem termos a opção de não bebê-lo. Mas por ser o chocolate quente, que nos esquenta quando até a nossa alma está completamente fria. Ele nos diz o quanto estamos gelados e logo, docemente e sutilmente, nos esquentam. O veneno não. O veneno apenas nos diz que não mereciamos existir e logo, tenta nos matar aos pouquinhos, sózinhos. O veneno é do tipo covarde que bate, esconde a mão e sai tranquilamente por aí.
Sim. Eu falei na possibilidade de podermos escolher o nosso "prato do dia". Mas, é apenas o meu interior inocente, achando que é mesmo do chocolate quente que me refiro. Na verdade eu sei, que cabem as outras pessoas escolherem a maneira como me jogarão as palavras. Se elas serão doces ou amargas, cabem aos outros escolherem. Faço minha parte. Oferecerei sempre, os chocolates quentes. Sei que eu tenho o controle sobre as minhas palavras, que muitas vezes são bobas, são erradas, são apaixonadas, são frias, são complexas, mas que nunca são veneno. E creio eu, que esse(as palavras) seja o maior gesto de confiança ou de desconfiança. Creio eu, que quem ama, só terá chocolates quentes para dizer, e nada mais. E por favor, entenda o "chocolate quente". Não estou dizendo que quem ama só terá coisas doces e qualidades para gritar, muito pelo contrário. Quem ama, mais do que quem odeia, deve alertar aquele que anda meio errado com o mundo, sim. Mas existem as formas doces de dizer coisas um pouco amargas. Que no final, não soariam tão amargas.
Poderiamos, antes de dizer qualquer coisa, para qualquer pessoa, pensar e medir o peso de nossas palavras. Poderiamos pensar se são chocolates quentes ou se são venenos. Talvez estragariamos menos dias, feririamos menos pessoas e até coloririamos outros dias. São tantas as vezes que um "oooi" me alegra, e isso bastaria.
Tenho tentado digerir os venenos de ontem. Aos sentidos do meu coração, lhe pareceram cruéis e impuras. Coisa de quem só quer magoar e nada mais. E infelizmente o meu coração, apesar de não transparecer muito com o meu jeito, é doce. E o amargo o incomoda. O amargo o tira do sério. O amargo o suja e trás sentimentos que ele não gostaria de guardar, mas que acaba guardando.
Talvez eu grite mesmo, talvez eu seja idiota, talvez eu não deva ter nenhum tipo de orgulho da minha personalidade demasiadamente intensa, talvez eu tenha muita demagogia, talvez eu devesse "sumir daqui" de vez e deixar tantos em paz, talvez eu me esconda atrás das minhas crises nervosas, talvez os meus amigos gostam de mim apenas porquê não me conhecem de verdade, talvez se eles conhecessem de fato, não gostariam de mim. É. Talvez. Talvez isso seja certo. Mas ainda são venenos. Gostaria de ouvir a versão do chocolate quente, por favor.

-
Ps: Estou craque em matemática. Só faltava um pouco mais de dedicação. E esse final de semana, dediquei tudo o que não havia dedicado o bimestre inteiro. Acho que dormi durante todo esse tempo, e deixei de ter a postura escolar que eu sempre tive, e quando acordei, estava tudo pelos avessos. Isso mudará logo! Porque eu quero!

Um beijo a todos. E obrigada por cada comentário lindo que tenho recebido de pessoas lindas.